_


Livros publicados





A CASA DO TATU


Era uma vez um tatu que na noite do seu aniversário não achou mais a sua casa. Mas seu amigo sabiá resolveu ajudá-lo a encontrá-la. Conheça um pouco mais sobre a casa de diferentes animais, enquanto acompanha o tatu.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Coleção Carretel
Ciranda na Escola, 2021
Formato 23 x 26.5 cm, 32 pag
ISBN 9786589956259
2ª Edição




TÔ COM FOME!


Pode ser com palitinhos, com as mãos ou esticando a língua comprida, mergulhando no mar, mastigando até cansar. Pequeno ou grande, bicho ou gente, quando a fome bate cada um tem seu prato favorito. Um retrato plural de como humanos e animais se alimentam ao redor do mundo.


Stela Barbieri
Fernando Vilela
Coleção Carretel
Edições SM, 2021
Formato 24 x 20 cm, 32 pag
ISBN 9788516123543



PEDRO MALASARTES EM QUADRINHOS


Pedro Malasartes faz parte da vida de muitas crianças e adultos por este Brasil afora. Importante personagem da cultura popular brasileira, tem histórias contadas por todos os cantos, histórias cheias de humor e com soluções inesperadas. É um personagem com aparência de homem comum, mas não se engane, é muito astuto e sagaz em suas “artes”.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Coleção Girassol
Editora Moderna, 2020
Formato 16,8 x 24 cm, 64 pag
ISBN 9786557790021
2ª Edição




MENINO, CADÊ VOCÊ?


Neste livro-álbum dos premiados autores Fernando Vilela e Stela Barbieri, a frase que dá título ao livro nos faz acompanhar o universo imaginativo das crianças: o garoto ora está na caverna, ora na floresta; ora está enfrentando os mistérios do fundo do mar, ora brincando com o lobo. Será que é preciso sair de casa para viver tantas aventuras?


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Editora Moderna, 2020
Formato 22,5 x 22,5 cm, 32 pag
ISBN 9788516123543



LABIRINTO DE HISTÓRIAS


Bento e Manu são irmãos gêmeos que sonham conhecer uma amiga especial da avó deles: a bruxa Abdula. Dizem que ela sabe tudo sobre histórias e feitiços... Pois é justamente por causa de uma magia da bruxa que os irmãos, ao encontrarem seu livro de feitiços escondido, embarcam em uma viagem pelo mundo dos contos de fada.

Bento e Manu conhecem Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, João, Maria e outros personagens tão queridos das crianças. Todos esses encontros inesperados e emocionantes, porém, não parecem ser suficientes para os dois: afinal, o que queriam mesmo era conhecer a misteriosa bruxa Abdula. Mas eles vão ter uma surpresa...


Stela Barbieri
Fernando Vilela
Companhia das Letrinhas, 2019
Formato 21 x 17 cm, 48 pag
ISBN 9788574068800


ABOBORELA


Shen, um rapaz generoso e solitário, recebe de um desconhecido uma flauta capaz de encantar as pessoas, os bichos e até o broto de uma semente que germina em seu jardim... Do pé de abóbora nasce Aboborela, uma moça linda e de olhos brilhantes, que transforma a vida de Shen com seu amor. Acontece que o rei, sabendo da beleza de Aboborela, decide aprisioná-la e se casar com ela. No entanto, o que o rei não imaginava é que a moça era astuta e inteligente e sabia muito bem como se livrar de sua tirania para voltar a viver com seu amado Shen.

Aboborela é uma história da tradição oral que traz elementos clássicos do conto maravilhoso e de esperteza para transpor obstáculos. A narrativa visual é composta por ilustrações em carimbo, técnica antiga que ganha nova projeção com uma paleta econômica de cores vibrantes que contrastam entre si. O formato horizontal do livro, com abertura vertical, propõe ao leitor um novo sentido na condução do olhar durante a leitura, remetendo- -se à disposição e diagramação dos textos orientais.


Stela Barbieri
Fernando Vilela
Pulo do gato, 2018
Formato 16,5 x 27, cm
ISBN 978-85-9576-005-9




QUERO COLO!


Como as pessoas e os animais carregam e ninam os filhos nas diversas partes do mundo? Dessa pergunta nasceu Quero colo, livro que apresenta a delicada relação entre pais e filhos com ênfase no aconchego, na proteção, no cuidado e no afeto. Povos de culturas diferentes dividem as páginas com animais diversos, demonstrando como um colinho é sempre bem-vindo, independentemente da hora, da forma ou do lugar.

Stela Barbieri
Fernando Vilela
Editora SM, 2016
Formato 24 x 20 cm
ISBN 9788541813440



COMO MUDAR O MUNDO?


Os contos deste livro foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela ONU, em 2000, mas que ainda continuam sendo desafios para toda a humanidade. Entre os objetivos, estão o combate à pobreza, à fome, à mortalidade infantil, à Aids, à malária e a outras doenças, a luta por educação, igualdade entre os sexos, autonomia das mulheres, saúde das gestantes, sustentabilidade ambiental e parceria mundial para o desenvolvimento.


Stela Barbieri
Fernando Vilela

Editora FTD, 2015
Formato 28 x 23,4 cm
ISBN 978859600086



O JABUTI, A BALEIA E A ANTA


Quem é mais forte: o jabuti, a baleia ou a anta? Numa disputa entre esses animais, o jabuti coloca a esperteza acima da força física e dá uma lição nos dois grandões. Mas esperteza e orgulho demais levam o jabuti a um final surpreendente. Ou esta seria já outra história? Acompanhado pelas ilustrações de Fernando Vilela, Stela Barbieri oferece um texto com forte conexão com a oralidade, promovendo muitas possibilidades de leitura em voz alta.


Stela Barbieri
Fernando Vilela
Editora Jujuba, 2015
Formato 22 x 26,5 cm
ISBN 9788561695521





BUMBA-MEU-BOI


A história do bumba-meu-boi é muito antiga. Pesquisadores do folclore e historiadores acreditam que suas primeiras manifestações datam do século XVIII. Por ser transmitida oralmente, a história do boi tem muitas versões e sua festa foi se modificando ao longo do tempo e de uma região para outra do Brasil. Neste livro, Stela Barbieri e Fernando Vilela recontam a história para o público infantil, inspirando-se na versão maranhense do auto, em que o boi tem o "courinho todo preto, salpicado de colorido", e encanta a todos na festa de São João.


Stela Barbieri
Fernando Vilela
WMF Martins Fontes, 2014
Formato 29 x 29 cm
ISBN 9788578278397





A MENINA DO FIO


Neste conto de fadas moderno, a princesa não é bem-humorada como nas histórias clássicas, nem está louca para se casar com um príncipe encantado. Na verdade, ela não tem paciência para nada. O que a deixa assim tão rabugenta é um fio duro e reluzente, que nasceu no meio de sua cabeça e não para mais de crescer e se enroscar em todos os lugares. Mas um jovem dedicado e paciente surge e decide desatar cada nó desse enrosco.


Stela Barbieri
Fernando Vilela
WMF Martins Fontes, 2013
Formato 28 x 28 cm
ISBN 9788578276881



SAPO COMILÃO


Cansado de comer grilos,moscas, vaga-lumes e outros insetos, o Sapo Comilão resolveu experimentar novos tipos de comida...


Stela Barbieri
Fernando Vilela
DCL, 2013
Formato 26 x 29 cm
ISBN 9788536816111


SIMBÁ, O MARUJO


Stela Barbieri se debruçou sobre mais de trinta traduções das viagens de Simbá, o marujo, para escrever a sua versão das histórias. Um cuidado da autora foi se manter fiel ao estilo de narrativa oral: “Escrevi este texto como se um filme interno se criasse em minha mente, cena após cena”. Fernando Vilela nos presenteia com ilustrações deslumbrantes que preenchem as páginas.



“Cada desenho traduz a magia e o assombro das aventuras de Simbá. O texto, reescrito com talento por Stela Barbieri, pode ser lido em silêncio, mas é também um convite a uma leitura em voz alta, como fez Simbá aos amigos que se reuniam para ouvi-lo”
.
Milton Hatoum


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Primeiras impressões: Cosac Naify, 2012
Editora SESI-SP, 2017
Formato 25,1 x 25 cm
ISBN 9788581860046




COLEÇÃO
O brinquedo faz a história

Os livros da coleção "O brinquedo faz a história" trazem sempre uma sugestão de brinquedo para o próprio leitor construir, com o passo a passo no final de cada volume. E no site da coleção é possível encontrar veideos, brincadeiras e outros passatempos relacionados às histórias. 



A ONÇA E O BODE


Sem perceber, a onça e o bode trabalham juntos na construção de uma mesma casa. Quando a obra fica pronta, nenhum dos dois quer abirr mão do imóvel, e a solução que encontram é morar juntos. Mas a verdade é que ambos vão fazer de tudo para tentar expulsar o morador indesejado.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Scipione, 2010
Formato 20,5 x 23 cm
ISBN 978-852628025-0




O BOI LEIÇÃO


Um fazendeiro aceita o desafio de seu amigo e resolve pôr à prova seu fiel vaqueiro. Disposto a vencer a aposta a qualquer custo, o amigo pede à sua filha que seduza o peão e o faça trair o fazendeiro. Quem será que vai vencer o desafio?



Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Scipione, 2010
Formato 20,5 x 23 cm
ISBN 978-852628023-6



O BICHO MANJALÉU


Um mistério ronda o palácio da rainha de Castela. Lá vive aprisionado um terrível monstro que nunca morre. Curiosa a rainha acaba libertando o Bicho Manjaléu e se torna sua refém. Para conseguir salvá-la, seu amado precisará descobrir o segredo do monstro.



Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Scipione, 2010
Formato 20,5 x 23 cm
ISBN 978-852628021-2






COMO SURGIRAM OS VAGALUMES


Uma estrelinha adorava pular entre as nuvens do céu. Preocupada, sua mãe aconselhou-a a não fazer mais aquilo, pois ela poderia cair na terra pelos buracos entre as nuvens. A estrelinha concordou em não pular mais, mas antes quis se despedir da gostosa brincadeira. Justo no seu último pulo, ela passa bem no meio de um buraco e cai perto de uma floresta. Na terra, a estrelinha conta sua triste história a vários bichos e todos tentam ajudá-la, cada um à sua maneira. Curiosamente, os únicos que conseguem levá-la de volta são as moscas.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Editora Scipione, 2010
Formato 26,5 x 24 cm
ISBN 9788536806846






O LIVRO DAS COBRAS


Você acredita que tem um monte de gente que não tem medo de cobra? Aliás, até acham sorte encontrar uma pelo caminho! Em O Livro das Cobras, você conhecerá um conto brasileiro, um indiano e um africano. Em cada um deles, a cobra possui uma característica diferente. No primeiro ela tem um grande segredo. Já no conto indiano, a cobra representa a força e a sabedoria. E no conto africano, a cobra passa por transformações.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
DCL, 2010
Formato 27,5 x 20,5 cm
ISBN 978-85-262-7680-2


COLEÇÃO: 
Jeitos de Mudar o Mundo


A Coleção JEITOS DE MUDAR O MUNDO – Histórias universais recontadas ou escritas por Stela Barbieri e ilustrações de Fernando Vilela, traz um diálogo com as 8 Metas do Milênio, lançadas em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nessa ocasião, o Brasil e outros 190 países assinaram um pacto em que se comprometeram a cumprir metas em relação à humanidade e ao planeta até 2015. Em sua maioria, as histórias apresentadas na Coleção JEITOS DE MUDAR O MUNDO são inspiradas em contos tradicionais de vários países. As ilustrações, realizadas por Fernando Vilela, são ambientadas no universo cultural em que a história ocorre. Para isso, os autores fizeram uma pesquisa de elementos relativos a cada cultura representada pela história.
O pacto propôs 8 jeitos de mudar o mundo:

  1. Acabar com a Fome e a Miséria
    (A menina do feijão suculento)

  2. Oferecer Educação Básica de Qualidade para Todos
    (O reino dos mamulengos)

  3. Garantir Igualdade entre os Sexos e Respeito à Mulher (Radija e os tapetes mágicos)

  4. Reduzir a Mortalidade Infantil
    (Na sombra do Baobá)

  5. Melhorar a Saúde das Gestantes
    (Satiko e o vulcão)

  6. Combater a AIDS, a Malária, e Outras Doenças
    (O gênio do poço encantado)

  7. Garantir a Qualidade de Vida e o Respeito ao Meio Ambiente
    (O amigo dos animais)

  8. Trabalhar em Conjunto pelo Desenvolvimento
    (A ponte)



O AMIGO DOS ANIMAIS


Em uma tribo indígena, onde vivia Cauã, um sábio menino que em seus sonhos se comunicava com os animais, houve uma invasão de porcos do mato. O pajé, interpretando os sonhos de Cauã, descobriu que eles estavam vivendo um desequilíbrio.



Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Escala Educacional, 2008.
Formato 18 x 20cm , 48p
ISBN 978-85-377-0804-0




NA SOMBRA DO BAOBÁ


Num lugar muito distante, havia uma mulher que queria ter um filho. Todos os dias ela ia até um baobá que havia perto de sua casa e ali fazia suas preces, pedindo para os deuses a ajudarem a ter o filho que tanto desejava. Certa vez, deseperada, ela gritou: “Que os deuses me mandem um filho, mesmo que ele seja pequeno como esta semente de Baobá”. Nove meses se passaram e a mulher deu à luz um nenê muito pequenininho. A partir daí, alimentá-lo e cuidar de sua saúde foi um grande desafio que exigiu dela toda dedicação, além da cooperação do povo daquele lugar. 

Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Escala Educacional, 2008.
Formato 18 x 20cm , 48p
ISBN 978-85-377-0808-8



RADIJA E OS TAPETES MÁGICOS


Radija vivia no meio do deserto, na companhia de seus pais e de seus cinco irmãos. Ela gostava de imaginar o dia em que partiria com as caravanas de mercadores, vendendo os tapetes “mágicos” que alimentavam sua imaginação e contando histórias. Seu pai lhe dizia que uma moça nunca poderia viajar sem o pai ou o marido. Mas Radija não abriu mão de seu sonho e virou uma contadora de histórias muito especial.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Escala Educacional, 2008.
Formato 18 x 20cm , 48p
ISBN 978-85-377-0401-1


SATIKO E O VULCÃO


Satiko, grávida, vivia com a família em uma aldeia, às margens de um lago que, por sua vez, ficava aos pés de um vulcão. O vulcão até então nunca tinha entrado em erupção e soltava constantemente uma fumaça suave. No entanto, numa noite fria, a terra tremeu e o vulcão repentinamente, surpreendendo a todos, lançou com violência rios de lavas que invadiram o povoado. Satiko, cuidada pela comunidade, lutou pela sobrevivência.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Escala Educacional, 2008.
Formato 18 x 20cm , 48p
ISBN 978-85-377-0645-9


A PONTE


Num povoado distante, às margens de um rio, vivia uma comunidade de agricultores que plantavam e vendiam milho em uma cidadezinha próxima. Para vender o milho, precisavam atravessar o rio em canoas. No período de chuvas, o rio tornou-se muito caudaloso. Era impossível atravessá-lo. Decidiram então construir uma ponte e, para isso, contaram com a sabedoria e a cooperação de cada pessoa. Muitas tentativas e erros permeiam essa história.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Escala Educacional, 2008.
Formato 18 x 20cm , 48p
ISBN 978-85-377-0802-6


O REINO DOS MAMULENGOS


Severino era um rapaz quando resolveu sair pelo mundo em busca de sua sorte. Era especialista em fazer e manipular mamulengos. Mas Severino não sabia ler e quase foi enganado por um rei ciumento, que não queria que sua filha se casasse com o jovem. Ajudado por seus amigos saltimbancos, Severino aprendeu a ler e a escrever e construiu uma imensa biblioteca para seu povo.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Escala Educacional, 2008.
Formato 18 x 20cm , 48p
ISBN 978-85-377-0643-5


O GÊNIO DO POÇO ENCANTADO


Em certo lugar, havia um enorme poço que fornecia água pura e cristalina para a região. Aquela água era fresca e fonte de saúde, e a população dali acreditava que havia um gênio generoso que cuidava daquele poço. As pessoas viviam saudáveis e contentes. No entanto, com o passar do tempo, começaram a ficar doentes. As ervas e os remédios disponíveis não conseguiam curá-las. Sábios e doutores foram chamados e descobriram que as pessoas estavam ficando doentes porque a água do poço estava contaminada e um outro poço foi feito.



Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Escala Educacional, 2008.
Formato 18 x 20cm , 48p
ISBN 978-85-377-0403-5



A MENINA DO FEIJÃO SUCULENTO


Com linguagem simples e de fácil compreensão, o livro aborda a questão da fome e da solidariedade. Estimula o leitor a entrar na história, se sensibilizar com o assunto, principalmente por causa das ilustrações que valorizam as plantações, o cultivo da terra e a feijoada em “mutirão”, que é de dar água na boca. Ao final, apresenta o texto A luta pelos sonhos, que explica o projeto Jeitos de Mudar o Mundo, com base nas 8 Metas do Milênio, lançadas em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Uma delas, acabar com a fome e a miséria, deu motivação para o surgimento do livro A menina do feijão suculento.



Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Escala Educacional, 2008.
Formato 18 x 20cm , 48p
ISBN 978-85-377-0403-5




PEDRO MALASARTES EM QUADRINHOS


Pedro Malasartes faz parte da vida de muitas crianças e adultos por este Brasil afora. Importante personagem da cultura popular brasileira, tem histórias contadas por todos os cantos. Suas histórias são cheias de humor, com soluções inesperadas. É um personagem com aparência de homem comum, no entanto, é astuto e sagaz em suas "artes".


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Editora Moderna, 2008.
Formato 17 x 24cm , 64p
ISBN 9788516060398



ABC DO JAPÃO


O livro convida o leitor a conhecer um pouco da paisagem e da história daquele povo, algo de suas manifestações artísticas, folclóricas e religiosas.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Editora SM, 2008


BUMBA-MEU-BOI

(2007)

Existem muitas versões e nomes diferentes para o bumba-meu-boi. Na versão que Stela Barbieri e Fernando Vilela recontam para o público infantil, inspirada na versão maranhense do auto, o boi tem o “courinho todo preto, salpicado de colorido”, e encanta a todos na festa de São João. Inclusive a Mãe Catirina, que estava grávida e com desejo de comer justamente língua de boi. A história de como ela faz para matar esse desejo e de como esse boi, para alegria de todos, volta a urrar é contada e reinterpretada desde o século xviii no Brasil. Em cada região do país a música, os personagens e até mesmo o próprio boi ganham novas características, o que permite que esse folguedo seja até hoje, e em todos os sentidos, tão popular.


Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Editora Girafinha, 2007




A MENINA DO FIO

(2006)

A história da princesa do fio reluzente na cabeça.

Stela Barbieri sempre gostou de inventar histórias. Desde criança ficava imaginando várias aventuras, mas só começou a contar para os outros o que criava em sua cabeça quando cresceu. A tradição oral de diversas culturas é o que ela mais gosta de contar. A menina do fio é uma das muitas histórias que ela mesma inventou e contou diversas vezes antes de virar livro.

O livro:

Era uma vez uma linda princesa que nasceu com um fio de cabelo diferente no alto de sua cabeça. Não era cabelo, era mais duro que aço, reluzente e bem comprido. Ah, e o fio enroscava em tudo que era lugar, tornou-se uma baita dor de cabeça. Nada, nem ninguém conseguia arrancar o fio da cabeça da menina, que cresceu, transformando-se numa bela moça mas muito mal-humorada e triste.

De nada adiantavam os presentes que diversos cavalheiros ofereciam a ela, a princesa sempre os recusava e caçoava dos pobres homens. Mas um deles percebeu que ela não fazia isso por mal, e sim porque aquele fio ficava puxando sua cabeça para trás o tempo todo. Decidido, o rapaz seguiu o fio e foi desenroscando cada nó, cada volta, pacientemente, nos lugares mais distantes. Quando terminou de soltar todo o fio, a princesa percebeu que, pela primeira vez na vida, estava feliz.

E foi com esse cavalheiro que ela se casou. Mas a história não termina por aí, porque o fio continuou a crescer. Mas agora, ao invés de deixá-lo solto para se enroscar, a princesa teceu com ele roupas lindas e tecidos tão bonitos que as pessoas vinham de longe só para admirar.



vídeos
binah ︎︎︎


Stela Barbieri é artista, contadora de histórias, autora e educadora. Dirige o bináh espaço de arte.