SóNoNós
Centro Brasileiro Britânico2016
Sónonós foi uma exposição de espaços ativos que convidava o público a inventar e interagir em um lugar compartilhado e negociado, a partir de contextos polissensoriais, espaços imersivos de percepção, potencializadores do movimento e investigação do pensamento, em que os participantes se colocavam em jogo, na possibilidade de estar em diversas temporalidades.
O trabalho problematiza as conexões entre ativação, autoria e comunidade, criando diálogos entre o singular e o coletivo e construindo um espaço comum de participação a partir do encontro e da lida com múltiplas materialidades.
A exposição foi composta por duas instalações:
Habitar em Com Tato
Convidava os visitantes a construírem abrigos, tendas, ninhos e desenhos, inventando territórios, criando memórias e narrativas, habitando o espaço. Os materiais possibilitavam uma experiência tátil que provocava a investigação de modos de construir, colocando em contato materiais que nem sempre se relacionam no dia a dia.
Pela Gota
A cada gota, o tempo se espacializa nesta obra-oficina, que chamava os públicos a prepararem fluidos e fluxos, em uma mistura de cores, aromas, sabores e ritmos. Chás, tinturas, águas de cheiro podiam ser preparados, coados e vertidos em grandes e pequenos funis.
Para saber mais sobre a obra, veja o vídeo clicando aqui.
Leia o texto crítico da exposição clicando aqui.