Olhos de ver – Encontros entre as diferentes naturezas da arte
com os artistas
Renata Cruz, Carolina Mikoszewsky, Stela Barbieri e Fernando Vilela e curadoria
de Claudinei Roberto da Silva.
binah espaço de arte
202419 de outubro de 2025
Olhos de ver – Encontros entre as diferentes naturezas da arte
com os artistas Renata Cruz, Carolina Mikoszewsky, Stela Barbieri e Fernando Vilela e curadoria de Claudinei Roberto da Silva.
No dia 19 de outubro, das 13 às 19 horas, o binåh espaço de arte, propõe uma série de ações gratuitas em comemoração aos seus 10 anos.
As 14h30, acontece a abertura da exposição Olhos de ver – Encontros entre as diferentes naturezas da arte, com curadoria de Claudinei Roberto da Silva. As duas artistas convidadas Carolina Mikoszewsky e Renata Cruz propõem uma interação no espaço do binåh, convidando o público a investigar os universos de trabalho de Stela e Fernando, com intervenções sutis que dialogam com os ateliês e as obras dos artistas. Das 15h às 16h, acontece uma mesa de conversa sobre a exposição, com Claudinei Roberto da Silva, Renata Cruz, Carolina Mikoszewsky, Stela Barbieri e Fernando Vilela
O Binåh Espaço de Arte comemora 10 anos com shows, exposição, oficinas, lançamento de livros e de disco em seu espaço na Vila Romana
Dirigido pelos artistas e educadores Stela Barbieri e Fernando Vilela,o local é referência para ações e ateliês de arte, educação e literatura em diálogo com outras áreas do conhecimento
Sobre o Binåh Espaço de Arte
O Binah trabalha com uma equipe transdisciplinar de designers, artistas, cineastas e profissionais diversos, entre educadores, músicos, arquitetos e outros, buscando encontros e entrelaçamentos entre áreas de conhecimento. A arte e a educação são os principais pilares para as ações, voltadas ao público em geral, artistas, educadores e para escolas, museus e outras organizações. Os encontros são propostos por artistas, educadores, pensadores e profissionais de diversas áreas. A ideia é que possa acontecer a partilha de saberes e linguagens em torno de questões contemporâneas, criando um lugar estético, ético e político.
O espaço conta com 450 metros quadrados, distribuídos em galpão, varanda e quintal com arquibancada, árvores frutíferas e plantas, numa rua localizada no bairro da Vila Romana, zona oeste de São Paulo. São festivais, saraus, cursos, vivências, oficinas, palestras, exposições, performances e instalações, que acontecem numa espécie de ‘ateliê-lugar’, feito de perguntas, movimentos, aprendizagens, conhecimentos, convívios e relações.
Pelas suas ações já passaram nomes como André Abujamra, Agnaldo Farias, Bel Santos Mayer, Edith Derdyk, Fabiana Cozza, Ferrez, Lydia Hortelio, Mauricio Pereira, Zeca Baleiro, Veronica Stigger, entre outros.
PROGRAMAÇÃO
Bailão Inacreditável: 13h às 14h
Oficina território - Pintura de painel no muro externo ao ateliê: 14h às 16h (Pedro Campanha e Fabiana Freier)
Abertura da Exposição “Olho de ver - Encontro entre as diferentes naturezas da arte”: 14h30
Mesa da Exposição “Olho de ver - Encontro entre as diferentes naturezas da arte”: 15h às 16h (Claudinei Roberto da Silva, Renata Cruz, Carolina Mikoszewsky, Stela Barbieri e Fernando Vilela)
Oficina de construções fabulosas com blocos de madeira: 15h às 18h (Vitor Janei e Clarissa Camargo)
Oficina de trançados, teares e entrelaçamentos: 16h às 17h e das 17h10 às 18h10 (Mariana Reis)
Oficina de desenho e pintura botânica: 16h às 17h e 17h10 às 18h10 (Danielle Silva)
Conversa em rede com espaços independentes: 17h às 18h (Fabrício Lopez, Janice de Piero, Géssica Arjona, Stela Barbieri e Fernando Vilela)
Lançamento do de livros e da editora binåh : 18h às 18h30 (Stela Barbieri, Fernando Vilela, Josca Baroukh e Flavio Alterthum)
Audição do disco “Canoa”, de Stela Barbieri: 18h30 às 19h30
Comidas por Da Má da Lê: @damadale
Carrinho de livros: Pedro Isaias, Cristina Lameiras e Jessica Canuto
Serviço
Festa de 10 anos do binåh espaço de arte
Dia 19 de outubro, sábado, a partir de 13h
Endereço
Rua Bento Vieira de Barros, 181
Vila Romana Cidade: São Paulo – SP
11 3875-6008
Crédito das fotos: Nathália Tonda


























