Narrativas Nômades
Stela Barbieri e Fernando Vilela
Galeria Monumental | Lisboa - Portugal
2024de 25 de maio a 22 de junho de 2024
A Galeria Monumental inaugura exposição inédita “Narrativas Nômades” dos artistas Stela Barbieri e Fernando Vilela no dia 25 maio de 2024
Na exposição “Narrativas Nômades”, os artistas brasileiros Stela Barbieri e Fernando Vilela constroem uma paisagem contínua que atravessa diversas paredes da Galeria Monumental, em Lisboa. Operando com diferentes linguagens – pinturas, desenhos, cadernos, instalações, objetos – os artistas transitam entre as narrativas do cotidiano e as narrativas do devaneio.
Os trabalhos apresentados nesta mostra estão entre paisagens abertas e domésticas, espaços áridos, nublados, silenciosos ou sobrecarregados. Há um diálogo com a fragilidade da vida no mundo que habitamos, atravessado por lugares degradados ou protegidos em ilhas blindadas. Nas 50 obras desta mostra – produzidas nos últimos dois anos no Brasil e em Portugal – os seres vivos pouco aparecem.
Na primeira sala Fernando Vilela apresenta paisagens sobre madeiras e sobre telas, entrelaçando as linguagens da pintura, da fotografia e da gravura. Na parede oposta as paisagens, o artista realiza uma instalação em grande formato (medindo 3,5 x 4 metros), com xilogravuras, retirando a gravura da pequena escala e incluindo o espaço da galeria e o corpo dos visitantes na obra.
Na segunda sala, Stela apresenta uma paisagem que cria continuidade com o horizonte da sala anterior, feita de pinturas, desenhos, cadernos de artistas e objetos. Na parede oposta, desenhos e pinturas em camadas de papéis muito finos que se sobrepõe, constroem um espaço enevoado que dialoga com os objetos que estão abaixo. No centro da sala uma escultura/casa convida os participantes a ouvirem histórias e músicas.
Na inauguração e encerramento desta mostra, Stela e Fernando vão realizar uma performance no pátio da galeria.
Crédito das fotos: Almir Bindilatti

















