Currículo
Stela Barbieri é uma artista que atua em muitos campos: nas artes visuais, na educação, na literatura e no encontro das áreas do conhecimento. Como propositora de experiências e processos de interação entre arte e educação, inventa espaços que convidam à coparticipação.
Em suas ações, os limites entre a imagem, a escrita, as histórias, as linguagens da arte e da educação são percorridos, investigados e subvertidos. Seu universo é híbrido de códigos verbais, visuais, inventivos e cognitivos. Para isso, Stela – em sua produção artística e em sua atuação em processos de aprendizagens – construiu conexões vigorosas entre arte e educação.
Há, em seu trabalho como artista, um convite ao visitante para colaborar na invenção das obras. Por outro lado (e complementarmente), Stela atua para que, no campo da educação, a arte seja um elemento problematizador, em diálogo com a arte contemporânea.
Injetar estranhamentos e reconhecimentos é uma decisão de seu caminho tanto para a arte quanto para a educação, percorrido em diferentes contextos – de exposições e museus a escolas e praças.
Entendendo a arte como um lugar capaz de gerar novos contatos afetivos com o mundo e entre as pessoas, o trabalho de Stela busca mesmo a diversidade – de interesses, discursos, interferências, culturas e linguagens.
Com essa abordagem, foi curadora do educativo da Bienal de SP por seis anos (três bienais, e duas mostras especiais), diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake (2002-14), foi conselheira da Fundação Calouste Gulbekian, em Portugal, criadora de currículos e assessora de artes de escolas de referência em São Paulo e outras cidades no Brasil. Stela é autora de livros de educação, arte e literatura, trabalho que se desdobra também na arte de contar histórias. Dirige o binåh espaço de arte, um ateliê vivo, com cursos, palestras, formações e assessorias.
Em suas ações, os limites entre a imagem, a escrita, as histórias, as linguagens da arte e da educação são percorridos, investigados e subvertidos. Seu universo é híbrido de códigos verbais, visuais, inventivos e cognitivos. Para isso, Stela – em sua produção artística e em sua atuação em processos de aprendizagens – construiu conexões vigorosas entre arte e educação.
Há, em seu trabalho como artista, um convite ao visitante para colaborar na invenção das obras. Por outro lado (e complementarmente), Stela atua para que, no campo da educação, a arte seja um elemento problematizador, em diálogo com a arte contemporânea.
Injetar estranhamentos e reconhecimentos é uma decisão de seu caminho tanto para a arte quanto para a educação, percorrido em diferentes contextos – de exposições e museus a escolas e praças.
Entendendo a arte como um lugar capaz de gerar novos contatos afetivos com o mundo e entre as pessoas, o trabalho de Stela busca mesmo a diversidade – de interesses, discursos, interferências, culturas e linguagens.
Com essa abordagem, foi curadora do educativo da Bienal de SP por seis anos (três bienais, e duas mostras especiais), diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake (2002-14), foi conselheira da Fundação Calouste Gulbekian, em Portugal, criadora de currículos e assessora de artes de escolas de referência em São Paulo e outras cidades no Brasil. Stela é autora de livros de educação, arte e literatura, trabalho que se desdobra também na arte de contar histórias. Dirige o binåh espaço de arte, um ateliê vivo, com cursos, palestras, formações e assessorias.
PORTIFÓLIOS (PDF)
CURRÍCULO ARTE
CURRÍCULO EDUCAÇÃO
CURRÍCULO HISTÓRIAS