_






︎︎



Pausa para o devir

De Stela Barbieri 

Casa Fiat de Cultura - Belo Horizonte - MG
2025 - 2026

de 07 de outubro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026 


“Pausa para o devir” celebra os 50 anos da Fundação Torino como território fértil onde arte e educação se conjugam como forças fundantes e complementares. A mostra reúne obras e ativações poéticas e sonoras da artista e educadora Stela Barbieri, em diálogo vivo com a produção coletiva da comunidade escolar, num gesto de coparticipação entre artista, alunos, professores, público e cidade.

Mediada pelo conceito de “pausa”, a exposição instaura um espaço para revisitar o caminho já percorrido, reinventar passados e projetar futuros. As “obras-casulos” de Barbieri, em convívio com objetos e experiências gráficas produzidos pelos alunos, criam atmosferas imersivas que convidam à invenção de sentidos, à experimentação de novas temporalidades e à ampliação das percepções.

Aqui, a pausa não é interrupção, mas potência: usina de experiências compartilhadas, exercício de imaginação em tempos de aceleração, direito ao descanso, ao ócio e ao sossego — como destaca a artista.

Grandes casulos de bambu e cabaças acolhem cadeiras de balanço, onde se pode ouvir narrativas, músicas, histórias tradicionais de diferentes territórios e composições autorais entremeadas a sons de florestas, vozes e canções. Esses abrigos penetráveis evocam a organicidade das casas originárias e dos ninhos animais, conformando-se como potentes “cápsulas de sossego”. Há também os casulos de cabeça, preparados com trilhas sonoras, sementes e cascas, que convidam o público a performar sonoridades a partir do próprio movimento.

A mostra — mescla de obra-oficina e exposição-convite — incita à criação: desenhar, produzir sons, fabular e escrever miradas para o futuro. Um núcleo videográfico revela o processo criativo dos alunos em oficinas conduzidas pela artista, de onde emergiram desenhos, monotipias, impressos e objetos escultóricos — ninhos, casulos, tocas — experimentados por estudantes de diferentes fases e idades.

Entre as instalações participativas, sobressai o “Perguntatório”, convite ao público para lançar perguntas ao futuro por meio de um sistema tipográfico de composições mutáveis, passíveis de serem reconfiguradas ao longo da exposição. Outro dispositivo, em formato de lousa, possibilita desenhar e fabular pausas e seus possíveis devires.

Constituída como obra coletiva, a exposição é urdida pela partilha de vivências, memórias e experiências, sempre atravessadas pelo conceito de pausa. “Pausa para o devir” acolhe o público em uma imersão no tempo e no movimento de uma escola viva: a Fundação Torino. Ao celebrar cinco décadas de existência, a instituição revisita seu passado e projeta caminhos para o amanhã.



Crédito das fotos: Carol Reis




vídeos
binah ︎︎︎


Stela Barbieri é artista, contadora de histórias, autora e educadora. Dirige o bináh espaço de arte.