Genius Loci - O Espírito do Lugar
Circuito Vila BuarqueCentro Universitário Maria Antônia - SP
2002
Monotipias feitas nas paredes do Centro Universitário Maria Antônia, com uma linha e tinta vermelha, compõem a participação de Stela Barbieri na Exposição Genius Loci. O processo de criação se dá através do deslocamento da linha embebida em tinta vermelha, pressionada entre o papel e a parede. Essa linha vai contaminando a parede branca e a imagem é uma surpresa que se revela apenas com a retirada do papel.
Apropriar-se do espaço e seus vários planos a partir da parede tem sido ação reincidente no trabalho de Stela, como já visto nas exposições Antarctica Artes com Folha (1996), Habitat (1997) e na Mostra Intervalos, no Paço das Artes (1997), quando seus trabalhos eram feitos em látex.
Os desenhos apresentados, tanto na mostra Em Suspensão, no Centro Cultural Maria Antônia, como nesta, são uma decorrência dos vidros com líquidos e desenhos expostos pela artista na Galeria Valu Oria em 1999. Da observação dos vidros sendo soprados e sua matéria em expansão é que surgiu, no trabalho de Stela, a série de desenhos vermelhos onde o deslocamento do gesto se faz presente, evidenciando uma forma aberta que se funde com a parede.