histórias » publicações
 


Simbá, o marujo

Stela Barbieri
Ilustrações Fernando Vilela
Cosac Naify, 2012
Formato 25,1 x 25 cm
ISBN 9788581860046

Pássaros gigantes, homens que pescam diamantes dentro da toca de cobras monstruosas, bandidos caçadores de elefantes, cavalos do mar, tempestades mortais... Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados por Simbá, o marujo. Agora, o herói milenar do oriente ganha uma edição à altura de suas aventuras, com texto saboroso da exímia contadora de histórias Stela Barbieri e ilustrações grandiosas do premiado Fernando Vilela, em lançamento caprichado da Cosac Naify.
Stela Barbieri se debruçou sobre mais de trinta traduções das viagens de Simbá para escrever a sua versão das histórias. Outro cuidado da autora foi se manter fiel ao estilo de narrativa oral: “Escrevi este texto como se um filme interno se criasse em minha mente, cena após cena”. Fernando Vilela nos presenteia com ilustrações deslumbrantes que preenchem as páginas. Inspirado pela arquitetura, cores e formas orientais, o artista criou barcos ornados de arabescos, reinos exóticos e animais fantásticos. Vilela fez uso de carimbos de madeira e borracha para recriar em detalhes o universo  de Simbá. Para representar tempestades e tufões, optou por pintura a nanquim, aplicado com canetas, pincéis e sopros do próprio ilustrador.

“Cada desenho traduz a magia e o assombro das aventuras de Simbá. O texto, reescrito com talento por Stela Barbieri, pode ser lido em silêncio, mas é também um convite a uma leitura em voz alta, como fez Simbá aos amigos que se reuniam para ouvi-lo”
.
Milton Hatoum







                       
             

português | english créditos