educação » publicações » Curadoria e Coordenação de publicações » Fundação Bienal » Em nome dos artistas

 
 
 

Material educativo da exposição:
Em nome dos artistas


Stela Barbieri coordenou a publicação do material educativo da mostra Em nome dos artistas – Arte contemporânea norte-americana na Coleção Astrup Fearnley, que aconteceu no segundo semestre de 2011, em comemoração aos 60 anos da Bienal de São Paulo.

O material é dirigido aos professores de escolas das redes pública e privada, educadores de ONGs e líderes comunitários, para ser trabalhado com adultos, jovens e crianças a partir de seis anos.

No caso das crianças entre seis e 14 anos, o adulto que coordenar o trabalho com este material poderá estudá-lo previamente e apresentar seus conteúdos com leitura compartilhada. Isso facilitará a aproximação entre a linguagem do material e a do grupo orientado.

Este material permite propor uma diversidade de ações, tais como conhecer mais sobre os artistas nas fichas, ler imagens, criar mapas conceituais que sejam como uma fotografia das conexões e ideias que você e seus alunos possam inventar.

O material educativo é composto por:

- 40 conectores com frases e cores diferentes, que podem ser utilizados para fazer ligações entre conceitos e fichas do mapa.
- 40 fichas dos artistas, que apresentam textos e imagens sobre 16 artistas participantes da exposição.
- Livreto composto por textos de apresentação sobre a mostra.
- Cinco fichas de perguntas compostas por textos sobre os eixos conceituais, cinco pontuações localizadoras criadas pelo Educativo em sintonia com a curadoria geral da mostra que sugerem modos de olhar para as obras e conceitos: O que faz a arte ser arte? Como você vê o que você vê? Que caminhos os espaços inventam? Como está o corpo? Há certezas que podem ser derrubadas?
- 40 tags, que são palavras, conceitos e conteúdos que se relacionam à plataforma poética da exposição e que também podem ser usadas para criar conexões e ampliar a discussão sobre a arte contemporânea e a atualidade.

Clique aqui para ler a ficha técnica do material.

 

 

 

 
português | english créditos